Ôrunmìlá é a incorporação da sabedoria (ôgbõn), da paciência (suurú), do conhecimento, e da mistificação divinatória no sentido mais puro. Ôrunmìlá é a testemunho a todos os destinos (Èlèri ípìn), o senhor do dia (Olõjó). Ifá é a arte da adivinhação, aquilo que está além da nossa imaginação e do sub-incosciente.
Isso mostra que Ifá e Orunmìlá são quase os mesmo, mas o ponto que diferencia, é que Orunmìlá foi um grande sacerdote e Ifá o sistema de adivinhação criado por Ele.
Orunmìlá é a divindade e Ifá é o sistema onde esta divindade se manifesta. Não há Ifá sem Orunmìlá e nem Orunmìlá sem Ifá. Estes dois conceitos são tão intimamente relacionados que muitas vezes referimo-nos a Orunmìlá como Ifá. Orunmìlá é a divindade da sabedoria e do conhecimento, responsável pela transmissão das orientações dos “deuses” e de nossos ancestrais, de maneira a permitir a cada um de nós a possibilidade de uma escolha acertada para uma vida feliz.
Orunmìlá é aquele que estava presente, ao lado de Olodùmárè, quando a Vida, o Mundo e o Homem foram criados. Òrúnmìlá tudo vê, tudo sabe e tudo conhece. Não há nada que tenha sido criado ou que virá a ser criado que Òrúnmìlá não saiba antes. Òrúnmìlá conhece a vida e conhece a morte, ele conhece a existência: o antes e o depois. Por isso ele pode ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário