Na cultura Jeje-Nagô, a vida não se finda com a morte.
*Àtúnwa", é o nome dado ao processo divino de existência única: A
continuidade da vida.
Olodumarê, O supremo Deus Yorubá No momento do nascimento
oferece aos homens um conjunto de forças sagradas que possibilita a vida, que
são:
Ara: o corpo físico vindo da lama.
Ese: elementos do organismo humano.
Okan: coração físico e espiritual - órgão que centraliza o
poder de vida e séde da inteligência, do pensamento e da ação.
Ojiji: essência espiritual.
Emi: sopro divino de vida.
Ori: a individualidade e a identidade.
Odu: o destino e o caminho a ser percorrido.
Axé: força movimentadora da vida.
Orixá: guardião de cada existência humana.
Todos estes aspectos não morrem. Voltam as suas origens,
isto é, ao Orun, pois pertencem à Olorun e só Ele pode liberá-las. Estas forças
divinas, animaram os antepassados, os ancestrais, as raízes mães do asé Orisá,
ao partirem do aiyê e voltam ao aiyê para animar seus descendentes e
discípulos. A ancestralidade confirma a imortalidade, pois a vida continua no
orun como ancestrais. Do orun a ancestralidade a tudo assiste. No culto de
Orisá, ancestrais significa: "Aqueles que um dia tiveram a energia de vida
no aiyê e que cuja energia de vida é repassada as novas gerações, garantindo a
continuidade da vida. "Como conclusão a vida presente depende da vida
passada de nossos ancestrais."
Texto maravilhoso! Parabéns pela escolha.
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