Muito tem se questionado em relação às ditas “qualidades” ou “caminhos” das mais diversas divindades de nosso panteão. Existem inúmeros títulos destinados a um único Òrìsà, que acaba sendo interpretado como qualidade. Entretanto ocorre que alguns não são títulos e sim divindades totalmente distintas, que deve ser cultuada em sua individualidade, como é o caso de Baba Ajagunnà. Desconheço Ajagunnà como qualquer tipo de qualidade de Òsògìyán.
Òsògìyán veio a Terra com a finalidade de manter a ordem e a disciplina sobre os Ebora, enquanto que Ajagunnà propagava a guerra pelo mundo. De certo que exista uma semelhança entre esses orixás funfun, mas são totalmente distintos.
O verdadeiro guerreiro em nossa religião é Ajagunnà com o título de Olorogun “O senhor que propaga a guerra” e também é conhecido como general de Olofin e pai de Ògún. Muitas divindades carregam espada, tais como: Ògún, Jagun, Òsun, Oya, Oba, Logunede e Sàngó, mas isto não justifica que detenham o título absoluto de Guerreiro. Òsun, Oya e Oba carregam em seus atributos um arco e flecha, mas o verdadeiro título de caçador esta sob o domínio de Odé. (Existem cânticos refere-se à ligação de Ajagunnà com os primeiros Reis de Ketu (Alaketu). Ajagunnà nasceu no òrún e não em uma tribo. Os mitos relatam que Ajagunnà veio ao mundo com a tarefa de propagar a guerra; em uma parte do mito, este cita “além dos domínios das divindades, a qual pode ser interpretada como outras terras longínquas ou mesmo outros continentes; não cita em específico uma cidade com exceção de Ilu Ejigbo. Ajagunnà" é mais velho que Osagiyan e ensinou a todos os demais a arte da guerra, assim como para Ogun.
Momentos que traduzem a guerra pela paz, a liderança viva pelos nobres ideais, a comunhão, a batalha do dia-a-dia. Ajagunnà é a divindade do sustento da população, das articulações políticas, orixá presente nas manifestações públicas, no movimento agressivo que gera a mudança. É orixá do Conflito - representa o conflito que antecede a paz; é a revolução que antecede as transformações profundas; é a instabilidade necessária ao dinamismo da vida e da sociedade e a busca do conhecimento. Suas características também são associadas a impaciência e a agitação e sente prazer em destruir o velho para que o novo se estabeleça.
Ver Ajagunnà em terra é ver esperança.
Meu pai de ori. Ajagunã me ensinou muitas coisas, este é um pai maravilhoso.Sou abençoada por ser filha dele.
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