segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

CONCENTO DE ORI .


Wa pele é considerado pelos Yoruba, como a representação do bom caráter e esta relacionado com a capacidade prática de provocar mudanças evidentes de energia. Iwa significa caráter, a energia da vida.

Na cultura Yoruba isto é de importância suprema, já que o caráter do homem demonstra o seu coração e olodumare, que é chamado de  o “encontrador” de corações, vá em busca destes.

Quando dizemos que uma pessoa tem um bom Iwa, é porque as suar relações pessoais demonstram as qualidades concretas de um indivíduo bom. Este é um dos conceitos básicos da religião Yoruba, já que, o bem estar, o desenvolvimento na vida e inclusive a extensão do seu caráter  será regido por Iwa.

As ações diárias e o cotidiano são produzidos pelo subconsciente. Tudo é reflexo do que fazemos, pensamos e por atitudes de vidas passadas refletidas na vida presente. Então, podemos dizer, se temor, que uma má pessoa, um criminoso, um delinqüente, aquele que viola as leis da sociedade é alguém que vem arrastando de outras reencarnações o sofrimento dessas atitudes, ficando cada vez pior, até que esse sofrimento acabe. De acordo com os Yoruba, o Àtúnwá, a reencarnação ou o relacionamento do nosso caráter tem papeis importantes para forjar nosso Ìwà Pèlé.

Este processo toma várias reencarnações até atingir o grau de pureza necessário, perdido em alguma vida anterior. Por outro lado, uma pessoa em harmonia com a vida, esta quite com a energia universal, e recebe de uma maneira acelerada, as coisas boas da vida.

Não se deve confundir o Iwa com a reputação. Nosso Iwa se conhece pela nossa consciência e é imortal; vem de Olodumare. A reputação, mesmo que parecida como sentido de Iwa, não é nada mais do que um termo dado a nós, pelos  humanos, ou seja, é mortal e não representa o bom, já que há pessoas de boa reputação que, não tem boa alma ou bom coração, por isso não é Iwa.

O iwa são as lembranças da alma e essas lembranças são guardadas na mente e são dirigidas pelo nosso intelecto, e nesse processo, os pensamentos se dirigem desde o mais baixo até o mais alto ego ou intelecto, onde podemos adquirir a habilidade de ordenar o espírito e nosso pacto com Olofin.

Isto me resulta numa questão muito interessante. Que parte do corpo tem a ver com o nosso Iwa Pele??

Desde a antiguidade os grandes sacerdotes estimulavam  dois centros importantes da nossa cabeça, a glândula pineal, chamada pelos Yoruba de (Ori Inu) e a glândula  Pituitária (Ori), as quais desempenham um papel importante na espiritualidade do homem e funcionam como uma ponte importante entre o corpo e o espírito. A glândula Pineal se localiza entre as sobrancelhas, e é encarregada pela memória e pela concentração da consciência sem pensamentos, da nossa intuição, do domínio do espírito sobre a matéria e atua como elemento de fusão entre o nosso consciente e inconsciente.
É conhecida pelos monges tibetanos como o terceiro olho ou centro da clarividência e intuição. E denominado pelos hindus de Shakra Agna. Este terceiro olho consta das seguintes partes da glândula Pineal: a parte mais baixa, chamada de olho único, ponto onde a consciência espiritual se reflete através do sou corpo físico.
 O centro da glândula ou sucociente e  onde se recebem os impulsos da consciência divina, istos controlam todos os movimentos não voluntários dos órgãos vitais, como as batidas do coração e a respiração.

A glândula pituitária, situada na base do cérebro, descansa harmoniosamente na sua posição no osso esfenóide. Na índia esse Shakra é conhecido como Sahasara. Regem o “eu superior”, a inspiração, a consciência cósmica, a evolução, a união com as divindades, a transmutação e a consciência de integração. Aqui se refletem a alma, o centro da personalidade, a qual devemos purificar. E como um cristal delicado manchado por a pureza do ego e o brilho da alma. A relação de impulsos que chegam a nossa mente consciente através do subconsciente alcançado a consciência superior ativa, chamada em seu grau superlativo de “alma em comunicação com o criador”.

A lei de causa e efeito é constituída ou formada pelo fluir dos pensamentos, de modo que o jeito e o caráter fazem o ser humano.

O bom caráter é um escudo de proteção suficientemente  sólido contra qualquer acontecimento, por duro, difícil ou extremo que pareça. Quem o possue, nada teme. Um refrão muito antigo diz: “ o bom caráter é a vanguarda do ser humano, os cobardes e os temerosos carecem de proteção devido ao seu mão caráter”.

No corpo de Ifá, Orumilá nos expressa isto nos seguintes oduns:

Ogbeyonu: venha e olhe os meninos inumeráveis de iwa.

Iwa leva os meninos em seus braços, venha e olhe os meninos inumeráveis de iwa, o caráter é tudo o que se requer e não há nenhum destino a ser chamado de infeliz em ifa.o caráter é tudo que se requer.

Ogundabede faz ênfase na necessidade de honestidade, integridade, e bom caráter para alcançar as riquezas da vida.

Karangbada-Ákárá-ngbada!
Ilé Ọwá ni mo wa
Ki owó titun o wa mi wa
Ki aya titun o wa ni wa
Ki ọmọ titun o wa ni wa ati bẹẹbẹẹ
Bi ọmọdé bafi ojú ba Alákárá a sọ isu nu
Ógúndásoŕiire’ Ogbé, kiose orire fún mi
Kanrangbada-Akara-ngbada!

Eu estou na casa de iwa.
Deixe que o dinheiro novo me busque aqui.
Deixe que as novas esposas me busquem aqui.
Deixe que os novos filhos me procurem aqui.
Se um filho vê Alakaraele colocaria seu pedaço no inhame.
Ogundasoriref ogbe, me de boa fortuna.

Em Irete di da-se a entender que o bom caráter  facilita os acontecimentos da vida, as redias da sua vida permanecerão na sua mão. O bom caráter é o que habilita a corda da vida e ficarmos indestrutíveis na mão de qualquer um. Assim o declarou o oráculo a orumilá, que por meio  do bom caráter ia ganhar a corda da vida e das 401 divindades.

Òwònrín’dí: Igual Ojuani Odi. Não basta apenas ter bom caráter, temos que pratica-lo.

Outro Odu Ifá nos fala das pessoas que, cegas pelo poder ou que acreditam que devido a este a energia do universo é sua, manifestam trocas que provem de interesses pessoais, arrogância ou a ira e não do seu caráter. Como exemplo disso temos no Odu Ogbèwẹhìn onde a história diz que o homem é exaltado pela riqueza e ao mesmo tempo pelo seu caráter. Quem tem muito amor pelo dinheiro perde seu bem caráter.

Em certa ocasião, os habitantes do mundo declararam que nada era mais importante que o dinheiro e descartariam qualquer coisa para correr atrás dele. Orumilá lhes disse que deveriam pensar mais em ifa e não honrar tanto o dinheiro. Pois o conhecimento do oráculo é o que  os levaria ao desfrute de uma vida estável, saudável e longínqua. Também disse: “vocês tem muito dinheiro, porem estão loucos, mancos, cegos e doentes. Para que lhes serve o dinheiro?”.

Iwa Pele é um estado ou maneira de ser. na maioria do nosso tempo vivemos dentro de Iwa Pele. Este é um estado filosófico que se alcança na pratica da nossa vida diária. Dentro desse estado, poderoso, que nos sustenta, podemos obter mais axé do que podemos imagina. É o “eu interior” que nos permite atuar com integridade, inclusive nos momentos os quais é mais difícil exercê-lo.

Podemos aprender, estudar, memorizar, tudo o que se refere ao orisas. Porem, se não exercemos o nosso Iwa Pele, nunca teremos êxito. As palavras, os cantos e as idéias, não se entenderão alem das paredes nas quais se exercem.

Como comentei no começo, o Iwa Pele se refere aos corações e as almas boas, ao caráter moderado que nos permite tomar decisões cruciais, tanto pessoais quanto as que afetam em um contexto mais global. Resumindo, representa o que é correto universalmente e não algo arbitrário que possa alimentar o próprio ego. O único caminho que nos permitirá ocupar nosso lugar no mundo de Olodumare e cumprir com nosso destino.

AWO NI RAFAEL ZAMORA.

Um comentário: