sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O candomblé é humildade! Entenda isso...

Essa noite eu estava pensando, qual a frase de impacto mais usada no candomblé, que possa tentar resumi-lo. Então eu me lembrei de uma que sempre digo aos meus filhos e filhos-pequenos: Orixá é Humildade. Parece simples né? Mas não é. Como toda a frase ela tem inúmeras formas de ser interpretada e aqui vai a minha interpretação:

Sempre associamos humildade como falta de dinheiro e recursos, só que humildade não tem nada haver com isso, pelo menos dentro do nosso assunto. Humildade é atitude! Ser humilde não é ter pouco dinheiro, uma pessoa rica pode ser humilde. Como uma pessoa pobre pode não ser humilde. Dá pra começar a entender né?
Todos os preceitos e privações que passamos durante a iniciam é para aprendemos humildade e desenvolver nosso aprendizado pós-roncó. Quando temos a cabeça raspada e dormimos no chão, na verdade é uma forma do orixá nos ensinar, que quanto mais longe do mundo, mais perto do orixá. Só que muitas pessoas não vêem isso, saem do quarto de santo, já com o nariz em pé, sendo mal educados com seus irmãos e carregando orgulho. E aí, essa pessoa pode se considerar do orixá? Não. E o orixá é tão bom, que ainda nos dá novas oportunidades de aprender, isso com a obrigação de um ano, de três e sete, onde passamos por tudo novamente. E acredite tem gente que nunca aprende.

Quem é humilde sempre tem amigos, sempre tem lugar dentro da casa de santo. E para ser humilde basta pequenas atitudes, como, por exemplo, ter respeito por seus mais velhos, agradecer, respeitar a obrigação do outro como se fosse a sua, entender o seu babalorixá quando ele está nervoso e saber que é ele quem te liga com o seu orixá.
Nossa religião não trás só a energia do orixá pra nossa vida, ela traz também lições que nos ensina a conviver bem no meio em que vivemos. Você já deve ter convivido com uma pessoa orgulhosa e sem humildade e sabe o quanto é ruim ter que lidar com ela. Então leve esse exemplo para dentro de você e repense suas atitudes. Eu estive pensado e acho que todos nós já tivemos um momento de falta de humildade, pois é somos seres humanos e as vezes nos deslumbramos com o nosso ego e tratamos aqueles que não tem a mesma sorte que nós, como se fossemos superiores e me diga quem é superior a alguém nesse mundo? Somos moldados por Ajalá do mesmo barro primordial. Todos pisamos sobre a mesma terra de Onilé e porque ainda tem tanta gente que não entende isso? Pregamos tanto isso dentro da nossa religião e acabamos não passando a verdadeira mensagem de humildade que é “Não queira para os outros, o que você não quer para você, ame ao outro como seu irmão, afinal somos filhos do mesmo pai” e quando eu digo Amor, não é aquele que nasce espontaneamente não, é a atitude. Ter respeito por alguém como pessoa.

Pense em tudo isso antes de tomar alguma iniciativa ou maltratar alguém. Tudo isso que eu refletir tem muito a ver com que eu ando vendo por aí e estava ou estou querendo entender qual a maior causa dos problemas que temos dentro do quadro religioso. E na minha opinião é a falta de humildade, de respeito. Só não podemos esquecer que no candomblé, temos nosso grande juiz, Xangô.


Texto do 

8 comentários:

  1. A bem da verdade, acredito mesmo que, enquanto estivérmos valorizando o ser humano em detrimento da espiritualidade, nada se resolverá. Nossa busca deve ser a espiritualidade e, nela, não cabe o humano.

    Fomo Ti ògún Mèjé

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo e sabio o texto, porem humildade significa pobreza também segundo o nosso AURELIO,espero que este texto sirva de exemplo para muitos de nós candomblecistas e filho do asé de o meu sempre PAI OBALUAYE, não desfazendo do meu velho ODUWA E AJAGUNÃ.

    HUMILDADE, LINDA PALAVRA PORÉM, NÃO USADA.

    DOFONO DE ODUWA-AJAGUNÃ

    ResponderExcluir
  3. Realmente um de seus siginificado é pobreza, porém, como já dito no texto acima não é essa a interpretação que devevos dar na religião espirita.

    Segue a baixo o significado de humildade segundo o Dicionário Priberam da Límgua Portuguesa:

    humildade
    (latim humilitas, -atis, pequenez, modéstia)
    s. f.
    1. Qualidade de humilde.
    2. Capacidade de reconhecer os próprios erros, defeitos ou limitações. = modéstia ≠ altivez, arrogância, orgulho
    3. Sentimento de inferioridade. = rebaixamento
    4. Demonstração de respeito, submissão. = deferência, reverência ≠ desrespeito
    5. Ausência de luxo ou sofisticação. = simplicidade, sobriedade ≠ ostentação
    6. Pobreza, penúria.

    Acredito Dofono, que você se refere a pobreza neste caso não como falta de condições finaceira, mas sim se refere a pobreza de espirito aquela que cega, que nos tira de um bom caminho.

    Que Ajagunã abençoe seus caminhos
    Iyakekere

    ResponderExcluir
  4. Adriana,

    Venho através desta, não explicar o meu comentário e sim justifica lo, eu não quis questionar o texto, como eu escrevi o texto lindo e sábio. Porem o que eu questionei foi à fala do autor, pois ele no texto fala que humildade não é pobreza. Sei também que o autor esta falando do lado espírita. Não estou aqui para questionar ninguém. Apenas fiz um comentário. E outra coisa, eu sei muito bem o significado da palavra humildade, pois eu a prego. Referi-me a pobreza em todos sentido da palavra (sentido este: falta de dinheiro, pobreza de espírito, falta de caráter, as mentiras, as fofocas e etc.). Não quero briga e muito menos confusão. Quero paz, esta bem comigo mesmo,com orisá, com a pessoa que amo e com os meus verdadeiros amigos. E muito obrigado pela sua reza. Que meu ODUWA E AJAGUNÃ também te sele te aguarde sempre.
    abs

    Jô Gomes

    ResponderExcluir
  5. Caro Amigo Jô,

    Agradeço por sua resposta, porem, não quero ser mal interpretada, apenas complementei sua resposta pois com já sabemos e vivenciamos o significado da palavra humildade, temos a obrigação de ser exemplos disso em nossa religião e junto aos orixás. Como em sua resposta anterior você enfatizou a palavra pobreza, tive com sua resposta, a idéia de complementar-lá com contexto geral que envolve esta palavra “humildade”. Quando fui ao dicionário ver seu significado, parei e reli varias vezes e olhei para dentro de min e minhas atitudes. Então decidi colocar o significado para que outras pessoas lessem. E infelizmente tendo que concordar com você que a pobreza de espírito, falta de caráter, as mentiras, as fofocas entre outros destrói não só um egbé como qualquer coisa na vida. E pessoas assim encontramos todo o dia, cabe a nós rezamos para que não nos deixamos enganar e que Deus e os Orixás não permita que nos tornamos esse tipo de ser humanos.

    Agradeço sua participação no blog como a de Fomo espero que contribuam sempre com suas idéias.

    Iyakekere

    ResponderExcluir
  6. Iyakekere

    Obrigado também por você me responde com esta doçura de orixá. Que o Alá de Oxalá nos cubra sempre.

    Dofono

    ResponderExcluir
  7. Axé! Mokuiu ! Meu Mokuiu Nzambi.
    Texto de sábias palavras de reflexão a todos nós que nos dizemos espiritualizados , que estão aqui neste plano para evoluir, aprender e reaprender ao termos a oportunidade de sermos escolhidos pelos Orixás, Minkises. Somos uma passagem nesta vida. Humildade é tudo na vida .


    ResponderExcluir