sexta-feira, 22 de outubro de 2010

31 anos de Santo de Diodete


Pensamos muito sobre em um único tema para homenagea-la, e chegamos a conclusão, que em seus 31 anos de santo não vamos falar de conduta, ou religiosidade... Então os filhos do Ilê Asê Igi Omo Alaketú  decidiram que o tema é uma palavra única que Diodete escuta todos os dias desde que assumiu sua função Iyalorixá.
 
Iyá significa Mãe

Ser mãe não é apenas carregar no ventre, por alguns meses, um óvulo fecundado!
Ser mãe não é somente passar pela dor cruciante de trazer um filho ao mundo!

A maternidade é uma dádiva. Ajudar um pequenino a desenvolver-se e a descobrir-se, tornando-se um adulto digno, é responsabilidade que Deus confere ao coração da mulher que se transforma em mãe. E toda mulher que se permite ser mãe, da sua ou da carne alheia, descobre que o filho que depende do seu amor e da segurança que ela transmite, é o melhor presente que Deus lhe deu.


Parabéns que todos Orixás te cubram com toda a felicidade que você Iyá Diodete merece!

Ilê Axé 



11 comentários:

  1. Bom desde que me conheço por gente ela já falava: Obaulaye vem em primeiro lugar na minha vida, antes da minhas filhas da minha família, antes de mim. Ele ( Obaluaye) é o ar que eu respiro, ele é o meu tudo.



    Não é por que é minha mãe, ela está longe de ser perfeita, mais se formos parar para analisar sua vida, ela é um bom exemplo ainda ser formos ver a sua vida como sacerdotisa de orixá. A 31 anos está com Obaluaye em um relacionamento único de fé amor lealdade honra e devoção. É um casamento! Exemplo raro hoje em dia! Boa mãe, um pouquinho impaciente... mais boa mãe em todos os sentidos e para todos. Eu pessoalmente nunca vi ela perder a fé ou sequer duvidar. Ela tem um amor tão grande não só por Obaluaye mais sim por todos os Orixás. Quem convive com ela sabe, quantas pessoas eu vi aprender amar a religião através dela. Pra mim ela é um grande exemplo que muitos deveriam observar. Pois a um ensinamento em nossa religião onde o mais novo observa o mais velho para aprender. Ela é o meu exemplo.



    Vou citar uma passagem que eu sei que ela vai chorar:

    O dia que o ibá de Obaluaye chegou aqui em casa de surpresa no dia 31 de dezembro, pelas mãos de seu babalaxé e de seu padrinho de ifá. Lembro como se fosse hoje ela agarrada na porta do quanto de Egum chorando que nem criança. E dizia Ai baba ai baba é meu pai é meu pai! Esse eu acho que foi o maior presente que ele ganhou em um final de ano.



    Mãe que Deus e Orixás derramem sobre a senhora muita luz, muita paciência, alegria, amor. Já te disse e repito agora o importante não são as pessoas e sim os Orixás, não se magoe por quem não merece, pois as respostas que tenho visto receber são lindas e só você sabe o quanto significa. Isto é uma homenagem. Acho que você já sabe qual foi o presente que Obaluaye e os Orixás te deram este ano se eu não me engano são três. Parabéns ! ah que Obaluaye te conserve com muita saúde por muitos anos para agüentar a gente . Te amo, Motumbá .

    Adriana

    Iyakekere

    ResponderExcluir
  2. Como homenagear este ser iluminado de maneira justa e sublime por estes 31 anos de dedicação, anos de profundo desprendimento material, de altruismo e de amor profundo a verdade de culto a Orixa?
    Simples... Tão simples como dois e dois são cinco.
    Diodete.. Agradeço sua dedicação em me tornar um homem mais feliz... obrigado por despejar também esse amor que possui em prol da uniao da minha familia.
    Que Orumila me permita estar sempre bem proximo aos seus ensimanentos, sempre bem proximo ao seu amor.
    Que voce tenha saude, sorte e tenha certeza que todo esse seu desprendimento vai se transformar em resultados positivos na sua vida
    Obrigado por tudo e Parabens por mais essa data.

    Jefferson Fabiano Batista de Oliveira - Hoje denomidado Alawo de Orumila, por sua culpa, loucura e sonho.

    YYY

    ResponderExcluir
  3. OI MÃE ,TO MANDANDO ESTE EMAIL PARA PARABENIZA-LA PELOS 31 ANOS DE SANTO. QUE A SENHORA TENHA AINDA MUITOS ANOS DE SANTO PELE FRENTE E AJUDE A MUITAS PESSOAS ASSIM COMO FEZ COMIGO E A MINHA FILHA
    SÓ TENHO MUITO A AGRADECER A OXALÁ E OBALUAIÊ IEMANJÁ E A TODOS ORIXAS, POR A SENHORA TER APARECIDO NA MINHA VIDA NUM MOMENTO TÃO DIFICIL E DELICADO, A SENHORA SABE QUE FOI MEU PORTO SEGURO, MEU SUPORTE, MEU APOIO.TE AGRADEÇO POR TER DADO UM GIRO DE 360 GRAUS NA MINHA VIDA E HOJE UM POUCO MAIS MADURA QUE ANTES SIGO MINHA VIDA SEMPRE LEMBRANDO DAS SUAS ORIENTAÇÕES.
    PASSEI MOMENTOS MARAVILHOSOS NA CASA DE SANTO APRENDI MUITO, E FORAM TANTOS OS PUXÕES DE ORELHAS!!! DADOS PELA SENHORA QUE HOJE EU AGRADEÇO POR ISSO.TE AMO MUITO!!!
    UM GRANDE BEIJO MEU E DA SUA NETINHA LANNA QUE FALA MUITO DA VÓ DIDI
    PARABÉNS MÃE, MINHA IYA.
    DA SUA PRETINHA
    VALÉRIA MARQUES DE ALMEIDA, OMON KEKERÊ EKEDI DE OBALUAÊ DO ILÊ ASÉ IGUI OMN ALAKETU IRÊ

    ResponderExcluir
  4. Minha afilhada desejo nesta data que corresponde a uma vida, que Olodumare, Olofin, Orunmila e Obaluaye possam sempre lhe trazer toda essa alegria de viver para que sempre mais você tenha força (asé) para levar sua missão na terra trazendo paz, alegria, por que não dizer felicidade a todos aqueles que estam ou passaram pela sua vida.
    Beijos do seu padrinho de Ifá André Oyekun Nilogbe Ifá lori.

    ResponderExcluir
  5. Conheci a Yá em 1989, trabalhando na Amal. Sempre de cabeça nos papéis, nem levantava os olhos quando passava alguém. Lá se vão 21 anos. Neste espaço de tempo, quanta coisa aconteceu. Você, com todas as suas guerras, em momento algum, duvidou da sua fé. Sempre com uma palavra de esperança, um conselho, sempre dando força para quem estivesse em seu caminho, precisando de um pouco de colo, carinho e atenção. Dando sempre um pouco do seu pouco tempo, a quem precisasse. Amor, Desprendimento, Dedicação, Doação e Perseverança.... Esses são os seus nomes.De fé inabalável em Obaluaye e em todos os Orixás. Nesse tempo em que convivo com ela, nunca a vi fraquejar na sua fé. Conviver com ela faz com que a gente para pra pensar, se melhorar.
    Minha Yá, que você viva muitos e muitos anos com saúde, fé e esse amor incomensuráveis, aos Orixás.
    Que Obaluaye lhe dê muita luz,paz,sabedoria, paciência, inteligência e muito amor.
    Parabéns pelos seus 31 anos de sacerdócio. Parabéns pelos seus 31 anos de abdicação da vida pessoal para dedicação integral aos Orixás.
    Sabe, eu tive muita sorte quando te encontrei, aliás, quando a reencontrei, não é?
    Que Obaluaye te ilumine sempre.
    Serei sua eterna devedora.
    Mil beijos!!!!
    Elvira S. Amaral, Omon Yemanjá....Apetebi em Orumila.

    ResponderExcluir
  6. MINHA MÃE , DIANTE DE TANTOS DEPOIMENTOS LINDO
    E VERDADEIROS QUE LI NO BLOG, SÓ POSSO FALAR QUE À AMO MUITO.
    PARABÉNS, QUE ESSA DATA SE REPITA POR MUITOS E MUITOS ANOS .
    ESTAREI SEMPRE AO SEU LADO COM MUITO AMOR !!!!!!
    BEIJOS DO SEU FILHO,
    OGAN DO OBATALA,
    JODIMAR DO NASCIMENTO.

    ResponderExcluir
  7. 1 PARTE

    31 ANOS DE SANTO – SRA. DIODETE
    Ser mãe todo mundo sabe. Todo mundo tem mãe. Existem mães de todos os jeitos, e papéis sociais. Toda mãe é vista pelo seu filho de forma diferente e pelo momento que está vivendo. Tem mãe faladeira, triste, boa, má, desastrosa, feliz, calada, corajosa, amedrontada, otimista. Mãe que é mãe sempre dá bronca em seus filhos e exige: educação, respeito e conduta. Mãe Diodete é uma grande zeladora. Além de ser mãe no papel que todos conhecem é mãe de santo de vários filhos de santo. É sacerdotisa. Dedicada, com uma fé verdadeira, e está sempre disponível para seus filhos de sangue e espirituais. É um ser humano, gosta de ter seus filhos sempre junto a si como a grande Orixá Obaluaiyè, mas o mundo é complicado, e cada um segue seu próprio caminho e ela sofre quando os filhos estão afastados, quando seus filhos estão passando por dificuldades, quando estão doentes e quando sofrem injustiças. Quer vê-la feliz: fale de suas conquistas, de suas vitórias, do seu encontro com orixá, fale que você esta bem materialmente e espirutalmente e fale que você orixá e ai ela ficar toda feliz isto é mãe Diodete. Ir a casa dela é muito engraçado, ela fica tão feliz que parece uma criança, pois gosta da casa cheia, faz almoços, cafezinhos e lanches e até um angu maravilhoso (adoro). Para mim, mãe de santo é muito diferente de ser mãe do ayê.

    ResponderExcluir
  8. 2º PARTE
    Ser mãe de santo é estar em contato com os orixás permanentemente, é estar com o canal aberto com o orum (Olodumare). É sentir o chamado. É acreditar na sua intuição, isto é mãe Diodete. É saber que não pode opinar em decisões ou tomadas de decisões dos seus filhos de santo, mesmo tendo a certeza que o caminho a ser seguido é outro e que o filho volta à casa da mãe mesmo derrotado, amargurado, sofrido e a mãe receberá e o levantará para a vida e o levará de volta a sua verdadeira essência, aos seus Orixás, a Olodumare e Orunmilá. Mãe Diodete sempre foi uma grande orientadora espiritual a qual respeito demais e envio todo o meu amor para que sua luz fique cada vez mais intensa.
    Na minha vida espiritual nunca encontrei uma casa como tanto axé como a casa da mãe da Diodete. Ela acompanhou meu desenvolvimento e auxiliou muito com suas orientações. Aprendi muito com ela, principalmente a conhecer Orixá, Orunmilá e uma mulher exu chamada Maria Mulambo.

    ResponderExcluir
  9. 3ª PARTE
    Mãe Diodete com seu jeito de encarar as coisas, de enfrentar os obstáculos e de superá-los através de orixá e de exu.
    Transferi os conceitos de mãe de santo para ela, hoje ela esta em silencio comigo, mas posso dizer que ela foi uma amiga, mãe de santo, zeladora, confidente, se preocupava comigo e muito mais que isso: reza por mim tenho certeza disto. Querem mais... Hoje, estou aprendendo a ser um filho de santo e agradeço a casa de Obaluaiyè as minhas conquistas, a minha inteligência e sabedoria espiritual e muitos mais etec, etc e etc.
    Que Oduwa, Xangô, Obaluaiyè, Ajangunã e Ogum lhe zele e guarde sempre.
    Obrigado...
    PARABÉNS SEU DOFONO (Jô Gomes)

    ResponderExcluir
  10. Quero um primeiro dar os parabéns aos 31 anos de dedicação de amor e carinho com os orixás e com nós filhos de santo.
    Mãe, eu só tenho lhe agradecer ,pela minha vida,pela minha família,pelo carinho,amor,respeito e o conhecimento.
    Através disso tudo, hoje, sou uma pessoa melhor.
    Agradeço e peço a exu, xango,obaluae,alodumare em fim a todos os orixás que te ilumine,que te paciência e mais sabedoria.
    Mil bjs.
    Vanessa de Paula ekedi de xango do ilê asé igi Omo alaketú

    ResponderExcluir
  11. O fato se consumou! Foi preciso esperar 51 anos para que eu tivesse a resposta que tanto queria: como é essa coisa de receber santo? Hoje refletindo, digo que, na verdade fui merecedor desta resposta com a feitura de Babá Mi Ògún Mèjé Jesse Jesse Pata ki ori Ògún, este Orisá do caminho que me botou no caminho do Ilè Asé Igi Omo Alaketu, zelado, dirigido, administrado e tudo o mais pela Iyalorisá Diodete Magalhães Soares. Parabenizo esta senhora por ser testemunha viva de sua emoção por Orisá e agradeço a Olodumare, Ògún Mèjé, Obaluayè (minha navalha) e Bogbo Orisá por sua existência e por ter sido merecedor, ainda em vida material, do caminho da verdade que sempre busquei. É, realmente o Santo existe! Que você Iyalorisá seja, de fato e de direito, merecedora de bogbo irè em sua vida, asé ki gbasé!

    Jorge Noronha, Omo Ògún Mèjé, Otun Ajagunan, Awofakan Orunmilá Obarabogbe, irè.

    ResponderExcluir