quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Incorporação



A mediunidade que é a capacidade que todos nós temos, em maior ou menor grau e tipos diferentes, de servirmos de veículo de comunicação entre o plano físico e o plano espiritual. A incorporação é um dos tipos de mediunidade, o médium alterna de estado de consciente e inconsciente, isto é, ele sabe que está ali, sente, observa, mas não domina o corpo nem controla o raciocínio. Perde, também, a noção de tempo e, embora tenha sido espectador de si mesmo, perde a noção de muita coisa que se passou, ao desincorporar. Na incorporação pode haver uma quebra de sintonia ocasional, o que permitirá ao médium interferir na comunicação.

Consciência, Interferência.

Graus (Exemplos)

Consciente
- Ocorre em 70% dos casos
- Médium tem consciência do que será dito antes de falar
- Após o transe, o médium recorda tudo o que disse
- Há fraca exteriorização do períspirito
Neste o médium tem que ter muito cuidado para que não haja interferência por sua parte, causando assim o abandono da energia e um possível “eke” neste caso o médium é abandonado pela energia do seu sagrado e ainda acredita está incorporado. Em outros casos há a resistência do médium para deixar ser dominado a energia de seu sagrado causando assim um luta visível.


Semiconsciente

- Ocorre em 28% dos casos
- Médium tem consciência do que será dito durante a fala
- Após o transe, o médium recorda parte do que disse.
- Há exteriorização parcial do períspirito.
Neste caso o médium já está costumado com a energia de seu sagrado, e é considero a incorporação boa, quando se chega a esse grau o médium tem uma boa evolução e sintonia com seu sagrado. Não esquecendo que aqui neste também pode haver interferência do médium e ocorrer o mesmo descrito a cima.

Inconsciente

- Ocorre em 2% dos casos
- Médium não tem consciência do que ocorre
- Após o transe, o médium raramente recorda de algo que disse ou fez
- Há grande exteriorização do perispírito
- O Espírito Comunicante atua diretamente sobre os centros nervosos de controle do corpo do médium
Já neste caso é muito raro ou impossível, para quase todos médiuns. Isso a acontece dependendo do médium que já tenha uma boa incorporação e em alguns momentos sintonia com a energia de seu sagrado 100%. E geralmente esse tipo de incorporação só acontece em pessoas muito experientes com incorporação ou “velhas de santo” (dentro do candomblé). É um tipo de incorporação muito perigosa para o médium pois, geralmente já são pessoas de idade avançadas onde tem que se tomar muito no momento que se desvira a energia principalmente com orixá. Quando se percebe esse tipo de incorporação não se deve deixar o médium muito tempo incorporado, pois, há muito desgaste.
De acordo com a casa onde fui farida a para ter uma boa incorporação requer muita disciplina e orientação para o desenvolvimento dessa mediunidade:

1° temos que aprender a reconhecer a energia de nossos orixás e guias.

2° está sempre em contato com o seu sagrado.

3° sempre que houver obrigações tomar banhos de folhas “Omiero”, pois, esse purifica nossos corpos e auxilia na incorporação, além de ser afastar espíritos obsessores principalmente em festas de Egun Ashebó, pois, a muito movimento na entre e sai de pessoas desconhecias procurando ajuda e resoluções de problemas.

4° seguir os aconselhamentos de seus orixás e guias, por mais que seja difícil segui-lo. Cada aconselhamento que recebemos é para o nosso bem, isso nos fortifica mentalmente e fisicamente e assim termos condições favoráveis trabalhar comas essas energias.

5° o resguardo do corpo antes de qualquer obrigação também é muito importante porem não muito praticado, resguardar seu corpo significa cuidar dele acumular energia pois em qualquer incorporação a muito desgaste. Temos que cuidar muito bem do nosso corpo para que ele esteja apto e acompanha a nossa mente para receber a energia de nossos sagrados.

6° Obrigações. Essas obrigações nos apontam degraus para subir (evoluir). E esses degraus, subiremos de acordo com nossas escolhas, que incluem saber reconhecer a energia e seguir os aconselhamentos de nosso sagrado nos dão.


Isso são alguns pontos que lembrei, não são todos ou nem metade, porem julgo-os muito importante para se possuir uma boa incorporação e dando ao sagrado uma abertura para que possa usar o corpo de seus médios sem haver um desgaste físico e mental muito grande, e além disso, é uma maneira que nós podemos evitar ficar com o carrego alheio.

A incorporação, ao meu ver, é um X   dentro da nossas religião que não deve ser maculado, pois ser abençoado com a energia do Sagrado que nos rege é muito importante. É  um presente divino é a forma que sermos ser abraçado por ele.  Quem esquece  a 1° vez que  sentimos a energia de nosso Orixá e com decorre do tempo, a evolução que nós temos em relação  a ele. A disciplina, o caráter, doutrina, o amor e a pureza  é  essa a parte que nos cabe para ter uma boa incorporação.    Pois a energia do  nosso sagrado é pura e nossas mente e principalmente nossos corações  tem que está aberto.  A nossa casa (corpos)  tem de está limpos para que a energia de nosso sagrado possa entrar  e que não seja contaminada  por nossas falhas humanas  (Sentimentos Ruins).

Muito asé para todos espero que gostem do texto.

Um comentário:

  1. A incorporação é, de fato e de direito, um presente divino.

    Fomo T'Ògún Mèjé.

    ResponderExcluir