quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jogo de Búzios – Visão Geral


Sistema de adivinhação da religião Afro- descendente. Os búzios constituem um sistema de adivinhação muito complexo e seriam necessário muito de estudo para poder pratica- lo e se tornar um bom interprete do sistema.

O tipo de concha utilizada na interpretação do oráculo é a pequena variedade de concha “Gastropodous”, a “Cypraea moneta” que era utilizada como dinheiro na costa da Guiné, na África, e em muitas partes do sudeste da Ásia. É bastante conhecida como concha “Cawrie”. Era extremamente valiosa para o povo Yoruba porque além de ser usada como unidade monetária era também porta-voz de seus deuses, mais conhecidos como orixás.

Os sacerdotes ou “Oloxas” são sacerdotes ou sacerdotisa da religião. O sacerdote é conhecido como um Babalorixa (pai dos santos) e a sacerdotisa como Iyalorixa (mãe dos santos). Os sacerdotes usam a adivinhação através dos búzios, conhecido como o “Meridilogun”, para conduzir seus registros ou suas consultas. Durante a consulta com o Meridilogun, o sacerdote vasculha a vida de seu cliente procurando descobrir a fonte de seus problemas e a melhor maneira para resolvê-los.
O Meridilogun age de duas maneiras:

1° Da à visão geral da vida do cliente e de circunstancias especiais, enfocando problemas específicos que o individuo está atravessando.

2° Sugere possíveis soluções para os problemas. Na maioria das vezes, estas soluções vão necessitar da ajuda de um ou mais Orixás.

O Meridilogun é a parte fundamental do candomblé. Sem ele o sacerdote fica impotente e não pode praticar sua religião. Ele é utilizado não apenas para consultas, mas também é necessário nas iniciações espirituais e sempre que é preciso consultar os orixás. Um sistema secundário conhecido como “Jogo de Obi”, que utiliza uma semente que se divide em quatro partes também chamada de obi, para interpretar a vontade dos orixás, substitui o Meridilogun durante pequenas cerimônias. Mas o Meridilogun deve ser usado durante cerimônias mais importantes em todas as iniciações. O sistema de adivinhação através do obi pode ser interpretado por pessoas que não sejam iniciantes no sacerdócio do Meridilogun; mas o Meridilogun só deve ser utilizado por sacerdotes iniciados.

É através de sua habilidade com os búzios que o sacerdote prova seu valor à sua comunidade. Ele é um conselheiro, um físico, um psicólogo e um padre confessor – isto tudo é reunido em uma só pessoa, geralmente dando esperança onde ela já não existe e reafirmando a vontade de viver para aquela que já a perderam. Ele consegue fazer isso graças às precisões de suas previsões e da eficácia de seus remédios que ele receita para os seus clientes com a ajuda do Meridilogun.
O sacerdote não se propõe a ser um medico e, frequentemente, aconselha seus clientes a buscarem ajuda de um profissional, quando esta se torna necessária. Ele transite a orientação espiritual e aumenta a autoconfiança. A pessoa que procuram um sacerdote para jogo, frequentemente estão atravessando serias dificuldades. Invariavelmente elas se sentem mais esperançosas. Até mesmo quando a situação é tão grave que são poucas as chances de melhoras, a pessoa recobra o seu otimismo. Esta súbita influencia psicológica do sacerdote é exercida por este através de sua constante fé nos poderes dos Orixás. Esta fé é tão forte que sua essência é contagiosa. O cliente fica com a sensação de que apesar de o problema ser muito grave, ele achará uma saída para a situação, com ajuda dos orixás.

Normalmente, cobra-se um valor simbólico pelo jogo. Este pagamento é conhecido como “direito”. O “direito” é para os orixás. Constitui seus direitos porque são eles que falam durante a consulta. O dinheiro que o sacerdote arrecada das consultas é normalmente usado para compra de objetos necessários às cerimônias para os orixás.

Indubitavelmente, existam os exploradores – aqueles sacerdotes que se aproveitam se seus clientes e cobram quantias exorbitantes pelo jogo e por pequenas obrigações. Mas a maioria dele é realmente escrúpulos, devido a fé nos orixás e ao receio de provocarem fúrias nas divindades.

Os remédios prescritos pelos sacerdotes são os indicados pelo Meridilogun. Eles variam entre simples oferenda de flores e frutas a banhos rituais e sacrifício de animais. Sacrifícios rituais são somente usados em casos extremos, quando os orixás os pedem; normalmente, quando a vida da pessoa está correndo perigo ou ela está cercada de dificuldades intransponíveis.

Devido às ervas representarem uma parte importante das cerimônias religiosas, o sacerdote é normalmente um profundo conhecedor destas, sendo capaz de identificar centenas de plantas, arbusto, arvores e flores com um simples olhar. As ervas – conhecidas coletivamente como “ewe” – são usadas em banhos, limpezas de casas, chás e outras bebidas, e em cerimônias rituais. A bebida ritual da maioria das cerimônias é feita de “Omiero”, o liquido sagrado de religião que é feito de algumas das ervas pertencentes a cada um dos orixás.

Como já foi dito anteriormente, apenas sacerdotes devem interpretar o Meridilogun. Há varias razões para está advertência. Para começar, os búzios são porta-vos dos orixás e os orixás falam apenas com os iniciados. Além disso, a pessoa que joga deve ter um profundo conhecimento dos tipos de remédios que se aplicam a cada padrão individual do Meridilogun. Isto requer um profundo entendimento dos vários padrões atribuídos dos orixás, que ditam o que deve ser feito com relação aos problemas dos clientes. Portanto, o interprete do Meridilogun deve saber, não apenas o significado de cada queda ou padrão, mas, também, como conduzir as cerimônias necessárias aquele propósito. Um outro requisito importante na religião é o todo conhecimento das ervas e seu emprego. Para adquirir todo esse conhecimento, uma pessoa deve estudar muito, conforme já explicado anteriormente, para se tornar profundo conhecedor da arte de interpretar os búzios. Uma vez que algumas das cerimônias indicadas como remédios só podem ser conduzidas por sacerdotes ou sacerdotisas iniciados, apenas sacerdotes devem jogar búzios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário