quarta-feira, 16 de novembro de 2011

OBATALÁ


Paradoxalmente e por razões que ignoramos, Obàtálá, que reconhecidamente significa: Obà (o Rei) àlà (pano branco) escreve-se e pronuncia-se com dois tons altos nas duas últimas sílabas, o que, em princípio, não corresponderia mais à significação indicada, e, no entanto, universalmente aceita.

OBÀTÀLÁ DIVINDADE DA SOCIEDADE FUNFUN (DO BRANCO) FORMA A TRINDADE RELIGIOSA YORÙBÁ, JUNTO COM ODÙDUWÀ E ÈSÙ. ÒÒSÀÁLÁ, OBÀLÀSE E OUTROS SÃO TÍTULOS PARA OBÀTÀLÁ. 

ÒÒSÀ (PRONÚNCIA = ÔXÁ) TEM O MESMO SIGNIFICADO QUE ÒRÌSÀ. E POR ESSE FATO HÁ CONFUSÃO COM ÒÒSÀLÚFÓN (ÒÒSÀ + OLÚ + IFÓN = ÒRÌSÀ SR. DE IFÓN) E, ÒÒSÀGIYÁN (ÒÒSÀ + ÒGIYÁN = ÒRÌSÀ COMEDOR DE INHAME PILADO) TAMBÉM CONHECIDO POR ELÉÈJÌGBÒ (SR. DA CIDADE DE ÈJÌGBÒ). VEJA QUE AMBOS SÃO DIVINDADES DIFERENTES, NADA DE OXALÁ VELHO E OUTRO OXALÁ JOVEM.


A CULTURA YORÙBÁ POSSUI VÁRIOS ÒRÌSÀ FUN FUN (DIVINDADES BRANCAS OU DIVINDADES DO BRANCO) A QUEM COUBE, NA MITOLOGIA, A CRIAÇÃO DO MUNDO E DOS SERES VIVOS. AS ÌTÒN (LENDAS) CITAM QUE, ELÉDÙMARÈ (DEUS) CRIOU TRÊS DIVINDADES INICIALMENTE, A SABER: OBÀTÀLÁ TAMBÉM CHAMADO DE ÒRÌSÀ’NLÁ (O GRANDE ÒRÌSÀ) QUE SE ACOSTUMOU CHAMAR POR ÒÒSÀÁLÁ (ÒÒSÁ + ALÁ = DIVINDADE DO PANO BRANCO). PRINCÍPIO GERADOR MASCULINO.

ODÙDUWÀ, TAMBÉM CHAMADA DE ODUWÀ OU ODUA, PRINCÍPIO GERADOR MASCULINO. Estas duas divindades, criadas "de" Elédùmarè, são o princípio de tudo, e formam a mais alta cúpula da sociedade dos funfun (sociedade das divindades que participaram do evento da criação). EM TERCEIRO LUGAR, NA CRIAÇÃO, E O PRIMEIRO CRIADO "POR" ELÉDÙMARÈ FOI ÈSÙ YANGI.

O ALÁ (ÒJÀ - PANO BRANCO) DE ÒÒSÀÁLA REPRESENTA A “COBERTURA”, O "SUPORTE” ABRANGENTE DESTA DIVINDADE SOBRE TODOS OS ASSUNTOS PERTINENTES AO HOMEM. TODOS DESEJAMOS ESTAR COBERTOS PELO ALÁ DELE, POIS SOBRE O ALÁ ESTÁ CONTIDA TODA A CALMA, TODA SABEDORIA, TODA PAZ QUE ÒÒSÀÁLA TRANSMITE. OBÀTÀLÁ É O OFURUFÚ. A BRISA, O AR, O SÀNMÓ (A ATMOSFERA) QUE SEPARA O AIYÉ (O MUNDO) DO ÒRUN (ALÉM). PORTANTO, A CADA INSTANTE DE NOSSA VIDA, PELA RESPIRAÇÃO, COLOCAMOS PARA DENTRO DE NOSSO ORGANISMO, ÒÒSÀÁLÁ QUE, NOS ADENTRA TRAZENDO VIDA, E SAI LEVANDO AS IMPUREZAS. Ele envolve todo o globo terrestre, aos nossos olhos, demonstrando uma calma quase que inerte, extrema sutileza invisível, porém em constante movimento de renovação, de proteção e de vida. Mas esta barreira suave, invisível, renovadora, que é a atmosfera, pode se transformar em uma barreira quase que intransponível. Note que, as astronaves necessitam de ângulos perfeitos para poder ultrapassar esta "barreira invisível". Caso contrário poderiam dar de frente com uma "parede de aço", totalmente destrutiva. Como sànmó, ele é a fronteira entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. Logicamente compreendida a metáfora da afirmação dentro da cultura de um povo muito antigo. 

OBATALÁ, OXALÁ, OSOLUFON, É TUDO A MESMA COISA. APENAS SÃO TÍTULOS DE UM MESMO ÒRÌSÁ E NÃO QUALIDADES.
NÓS AQUI NO BRASIL NÃO TEMOS O COSTUME DE CONSIDERAR OBATALÁ. PORQUE? NÃO SEI. ÒRÌSÀ-NLÁ, ÒÒSÀÁLÁ, OBÀLÀSE E OUTROS SÃO TÍTULOS PARA OBÀTÁLÁ.
PORTANTO, EU DIZER QUE SOU DE OSOLUFON, OXALUFAM, OBATALÁ, OXALÁ, É A MESMA COISA.
Fonte:
  
 

Um comentário: