segunda-feira, 14 de maio de 2012

Homenagem aos Pretos velhos










Olelê meu Deus do céu que alegria
O Preto Velho não carrega soberbia
Meu Deus do céu isto aqui eu preferia
A Estrela D'Alva no ponto do meio-dia
Eu vou plantar neste quintal pé de pinheiro>
Para mostrar como se quebra macumbeiro>bis
Olelê meu Deus do céu que alegria
O Preto Velho não carrega soberbia
Meu Deus do céu isto aqui eu preferia
A Estrela D'Alva no ponto do meio-dia
Galo penacho bota macho na campana>
Neste terreiro galo velho não apanha> bis
__________________________________________________

Chora meu cativeiro>
Meu cativeiro, meu cativerá>
Ora, chora> bis
Preto Velho que veio da Costa
Que veio do Congo, Luanda e Guiné
Preto Velho de Nossa Senhora
Vem no terreiro olhar filhos de fé
Chora meu cativeiro>
Meu Cativeiro, meu cativerá>
Ora, chora> bis
Preto Velho que gira na de Angola
Que gira no de Gejo, Bantú e Nagô
Preto Velho de Nossa Senhora
Filho de Zambi, ele é meu protetor
Chora meu cativeiro>
Meu cativeiro, meu cativerá>
Ora, chora> bis
Preto Velho aqui na terra trabalhou
Tanto trabalhou, até que um dia lá na aruanda
Nossa Senhora o abençoou
Chora meu cativeiro>
Meu cativeiro, meu cativerá>
Ora, chora> bis
________________________________________________

Preto velho que veio de Angola , vamos saravá no Congá,
Aê , aê ,aê , vamos saravá no Congá,
Preto Velho é pai Benedito , Preto Velho é João Ferrador,
Preto Velho é Gima no toco , que chega nungoma saravá Xangô;
Preto Velho veio de Cambinda , Preto Velho veio de Luanda,
Preto Velho veio lá do Congo pra saravá filhos de Umbanda.
_________________________________

Preto Velho tá cansado , de tanto trabalhar
Preto Velho tá cansado , de tanto curimbar "bis"
Canta ponto , risca Pemba , é longa a caminhada
Quem tem fé , tem tudo , quem não tem fé não tem nada "bis"
_________________________________

Ele é um negro feiticeiro , que trabalha na Umbanda,
que trabalha na Quimbanda e na linha do Candomblé ,
Esse negro eu quero ver , esse negro eu quero ver ,
Esse negro eu quero ver , esse negro eu quero ver. "bis"
_________________________________

Ê Luanda , terra da macumba , do batuque e docanjerê ê ê
Terra da macumba , do batuque e do canjerê ,
Eu vou bater tambor , eu vou bater tambor
Fazer o meu batuque , chama meu protetor ,
Fazer o meu batuque , chamar meu protetor ô ô.
_________________________________

Nega Cambinda que fala na lingua Nagô ,
Nega da Costa Mina , filha de Babalaô "bis"
Na macumba êê , na macumba áá "bis"
Nega pula , nega dança , nega joga seu marafo,
Saravá seu protetor . "bis"
_________________________________

Vem Congo , vem pai , vem no terreiro para trabalhar "bis"
Pisou na linha do Congo , é Congo é Congo , é aruê
Pisou na linha do Congo , agora que eu quero ver.                        
É preto , é preto , é preto oi cambinda
Todo mundo é preto oi cambinda
Na terra dos preto oi cambinda
Eu também sou preto. "bis"
_________________________________

Santo Antonio era menino , São Benedito era rapaz ,
Corre , corre Santo Antonio , quero ver quem corre mais.
_________________________________

Jesus , José e Maria
A estrela Dalva é a nossa guia "bis"
Eu quero ver esse Congá firmado
Preto velho ajoelhado , comandando a nossa gira. "bis"
_________________________________

Gosto de ver Preto Velho no Congá
Como é bonito Preto Velho trabalhar "bis"
Quando ele baixa , ele traz seu patuá
A cruz de Zambi e o rozário de Iemanjá. "bis"
_________________________________

Vó Maria Preta Velha no tempo da escravidão,
Toda tarde ela varria o terreiro do patrão. "bis"
Ô mãe Maria sacode a poeira da sua saia ,
Sacode a poeira da sua saia , sacode a poeira da sua saia.
_________________________________

Santo Antonio é dono de terreiro
Santo Antonio é dono de Congá
Quem ata e desata é Santo Antonio
Santo Antonio que venha desatar.
_________________________________

Meu pito tá apagado
Minha marafa acabou
Vou trabalhar pra zuncê
Porque sou trabalhador "bis"
Eu vou trabalhar , zuncê vai ganhar
Muito bango meu filho
E depois vem me pagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário