quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A Mitologia de Ifá


Texto retirado: Ifá Divination Poetry
Wande Abimbọla


De acordo com as crenças Yoruba, Ifá (por outro lado conhecido como Òrúnmìlà) foi uma das quatrocentos e uma deidades,  que vieram do Òrun (céu) para o Ayé (terra). Olódùmarè, o Deus Maior Yoruba, encarregou cada uma destas deidades com uma função particular a ser realizada na terra. Por exemplo, Ògún foi encarregado de todas as coisas relacionadas com a guerra e a caça e o implemento do uso do aço. Enquanto que Òòsàálá foi encarregado com responsabilidade de moldar os corpos humanos com argila e Èsù era o policial do universo e o curador do Àse, o poder divino com o qual OLÓDÙMARÈ criou o universo e mantém suas leis físicas.
Ifá ficou encarregado da divinação por sua grande sabedoria, que ele adquiriu como resultado da sua presença ao lado de Olódùmarè, quando este criou o universo. Ifá  portanto sabia os segredos do universo. Por isso seu nome de louvor Akéréfinúsogbón ( o pequeno sábio). O Yoruba acredita que as quatrocentas e uma divindades, mencionadas acima desceram do cèu na cidade de Ifè. Naquele tempo não havia nenhuma criatura de nenhum tipo sobre a terra. As divindades foram, portanto, os primeiros habitantes da terra e Ifè foi o primeiro local da terra a ser habitado por seres humanos. Quando as divindades chegaram à terra encontraram o planeta totalmente coberto de água. Mas, antes de deixarem o Òrun, Olódùmarè lhes deu uma cesta cheia de areia, uma galinha com cinco dedos e um camaleão. Antes das divindades aterrarem, elas enviaram a galinha para baixo, para Ifè com uma parte da areia. A galinha espalhou a areia e a terra sólida apareceu. O camaleão, então , andou sobre a terra para saber o quão sólida era. As divindades, então desceram sobre a terra sólida e ergueram seus acampamentos em diferentes partes de Ifè. A galinha e o camaleão tornaram-se,então as primeiras criaturas a viver sobre a terra primordial e as divindades foram as primeiras criaturas a viver sobre a terra sólida.

Após a chagada das divindades, a população humana desenvolveu-se em Ifè em dois caminhos diferentes. As divindades casaram-se entre si  ( existiam divindades masculinas e femininas) e deram à luz uma linhagem de homens que posteriormente se tornaram os divinos governantes dos Yoruba. Posteriormente, Olódùmarè, com a ajuda de Òòsàálá criou os seres humanos propriamente ditos, que tornaram-se os sujeitos sobre os quais as divindades e seus descendentes governaram dentre os descendentes das divindades os filhos de Odùduwà tornaram-se os mais importantes politicamente e eles finalmente formaram a parte principal da dinastia de governantes do mais poderoso Reino Yoruba.12 O ponto culminante do poder desses governantes divinos foi alcançado na organização imperial do antigo Império de Oyo. Em Ifè Òrúnmìlà mudou-se para um local conhecido como Òkè Ìgètí e alí ele viveu por muitos anos. Inicialmente ele não tinha filhos, mas depois ele teve oito filhos homens. Mais tarde ele trocou Ifè por Adó, onde passou o resto de sua vida. Daí o dito, Adó nilé Ifá ( Adó é a casa de Ifá ). Enquanto esteve na terra Òrúnmìlà aplicou sua sabedoria atemporal para organizar a sociedade humana de forma ordeira. Ele também ensinou aos discípulos os segredos da divinação. Mas, como aconteceu com as outras divindades, Òrúnmìlà retornou ao Òrun, após Ter completado suas tarefas na terra. Sua volta para o Òrun foi, entretanto, causada por uma querela entre ele e seu filho caçula. Os detalhes daquela querela entre pai e filho são dados em Iwòrì Méjì. De acordo com uma história em Ìworì Méjì, um dia Òrúnmìlà convidou seus oito filhos para celebrar um importante festival com ele conforme cada um deles chegou, deitou-se no chão e saudou o seu pai com as palavras Àború Boyè Bosise (possa o sacrifício ser aceito e abençoado)como sinal de seu respeito e obediência a a ele.Mas, chegou a vez de Olówò, ele permaneceu de pé e não disse nada.Um diálogo, então seguiu se entre pai e filho, durante o qual Òrúnmìlà ordenou a Olówò que fizesse a saudação, já feita por seus irmãos. Mas, Olówò recusou-se em fazê-la dizendo que como ele era cabeça coroada, como seu pai, era degradante para ele abaixar-se diante de qualquer pessoa. Quando Òrúnmìlà ouviu isto, ficou magoado e decidiu voltar para o Òrun. Imediatamente após a partida dele a terra foi lançada no caos e confusão.O ciclo de fertilidade e regeneração, tanto na natureza quanto nos seres humanos sucumbiu. A sociedade humana mudou perigosamente para próximo da anarquia e da desordem conforme todas as coisa eram colocadas face a destruição.O estado confusional e de incerteza na terra depois da partida de Òrúnmìlà é descrito no seguinte poema.


















(As mulheres prenhes não podiam dar à luz seus filhos;
As mulheres inférteis continuaram inférteis.
Pequenos rios foram cobertos por folhas caídas.
O sêmen secou no testículo dos homens
As mulheres não menstruaram mais.
O inhame formou pequenos tubérculos não desenvolvidos;
O milho crescia pequeno imaturo com espigas não desenvolvidas.
Gotas esparsas de chuva caíram,
As galinhas tentaram devorá-las;
Navalhas bem afiadas estavam plantadas no chão,
E os cabritos tentaram devorá-las.)

Quando a terra não tinha mais paz foi decidido que os filhos de Òrúnmìlà deveriam ir para o Òrun e persuadir seu pai a voltar para a terra. Consequentemente os oito filhos de Òrúnmìlà foram para o Òrun onde encontraram seu pai no pé de “uma palmeira bem desenvolvida, muito ramificada para lá e para cá e que tinha dezesseis cabeças (copas) em forma de cabana.” Eles tentaram convencer seu pai a voltar, mas ele não aceitou e em vez disso deu a cada um deles dezesseis nozes de palmeira e disse:













( Quando vocês chegarem em casa,
Se quiserem Ter dinheiro,
Esta é a pessoa que deve ser consultada.
Quando vocês chegarem em casa,
Se vocês quiserem esposas,
Esta é a pessoa que deve ser consultada.
Quando vocês chegarem em casa,
E quiserem Ter crianças,
Esta é a pessoa que vocês devem consultar...
Qualquer coisa boa que vocês desejem Ter na terra,
Esta é a pessoa a quem vocês devem consultar...).

Quando os filhos de Òrúnmìlà retornaram à terra, eles começaram a usar as dezesseis nozes de palmeira como instrumento de divinação para saber os desejos das divindades. Òrúnmìlà repôs a sua presença na terra com as dezesseis nozes de palmeira conhecidas como Ikin e desde então essas dezesseis nozes de palmeira sagrada tornaram-se o mais importante instrumento de divinação de Ifá.

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